Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Morro de São João da Mantiqueira

Ampliar imagem Morro de São João da Mantiqueira
Morro de São João da Mantiqueira
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-06-2023 às 21:38
Altitude: 276 metros
Descrição: Pequeno morro situado entre Grumari e Barra de Guaratiba e que ainda possui bons trechos de cobertura vegetal, embora esteja sendo progressivamente substituída por bananeiras, em especial na vertente de Grumari.

Além do cume principal, há um outro cume - secundário (224 m) -, mais próximo de Grumari, sendo que as vertentes sul/sudeste de ambos mergulham diretamente no mar, formando uma orla de costões rochosos, em cujos recuos se situam as praias do Inferno, Funda e do Meio - último trecho de costa do município do Rio de Janeiro (junto com as vizinhas Praia do Perigoso e Praia dos Búzios) ainda não "desenvolvido" pela ação humana devido à dificuldade de acesso.

A única via de escalada do Morro de São João da Mantiqueira situa-se em uma íngreme parede voltada para a Estrada de Grumari, estreita rua que liga a praia de mesmo nome à Estrada de Barra de Guaratiba.
Como chegar à base: No ponto mais alto da Estrada de Grumari encontra-se o Restaurante "Point de Grumari", que possui uma vista espetacular da região. Nos fundos do restaurante - mais precisamente na cozinha -, começa uma trilha, estreita, acidentada e com muitos espinhos, que acompanha uma tubulação de captação de água e que, em poucos minutos, conduz à base da parede, estando o início da via poucos metros à esquerda.
Fonte: ILHA, A. Guia de Escaladas de Guaratiba. 1ª edição. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 1999.
Coordenadas: -23.05290280833202,-43.549796309172265
Encontrou algo errado? Clique aqui

Vias cadastradas neste local (1)